quarta-feira, 15 de setembro de 2010

O processo da competição

Durante algum tempo venho refletindo a respeito da competição, os prós e os contras. Na obra em que Maturana fala das emoções, também aborda o tema competição, o qual nega ser adequado no processo educativo. Em partes não comungo dessa ideia, só em partes.
Vejo que a competição pode ser sim produtiva no processo educacional, porém, o que pode torná-la negativa é a ideologia que à sustenta. Ou seja, o problema não é o produto, competição, mas sim, a maneira como ela é realizada.
Observo que a competição pode ensinar muitas coisas, entre elas, responsabilidade, compromisso, organização, superação, conhecimento dos próprios limites, respeito pelo outro, ...
Deve também ensinar ética, assumir os erros, reconhecer as fraquezas, entre outros. Em contra partida, pode ensinar a negar o próximo, ludibriar, vencer a qualquer custo, omitir a verdade, entre outros.

Dê sua opinião.

prof. Claudio Marcelo de Almeida

2 comentários:

  1. Isto vem de encontro ao que digo, caso minhas palavras não fazem sentido, por favor, podem deletar este post.
    Mas um dos objetivos do Judô é a luta limpa, não acredito que Jigoro Kano pudesse vir a contratar um atleta de fora para competir por sua academia.
    No meu ponto de vista, contratar pessoas experientes para ministrar e trocar informações na academia é legal, mas trazer atletas de são Paulo só para competir por um município que os mesmos mal conhecem é antiético e desonestos para com os atletas da cidade.
    "perco, mais perco com dignidade".
    ABERTO A DISCUSSÃO ... deem sua opinião.

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  2. Eu acho que depende, muito de como o professor conduz seu aluno. É importante mostrar que perder faz parte e que o que vale de verdade e ter honra mesmo perdendo, porque é fácil quando se vence muitos tem o que chamamos de falsa modestia a humildade tem que fazer parte da vitória isso valoriza ainda mais o atleta.

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