terça-feira, 14 de setembro de 2010

O custo a pagar

Assistindo o globo esporte sexta feira 10/11 não tinha como deixar de observar a matéria que falava de um garoto de 14 anos de idade, o qual é descendente de uma família de nadadores, e, recentemente conquistou uma medalha de ouro nos jogos escolares na modalidade de natação. Sem dúvida, a conquista do menino deve ser respeitada e aplaudida por todos. No entanto, me chamou atenção, a maneira como esta medalha foi conquistada.
O repórter elucidou; “treinamentos 3 horas por dia, 6 dias por semana”. Destacou o garoto como “talento esportivo”.
A meu ver este menino seria sim um talento esportivo, caso tivesse obtido tal conquista treinando no máximo 90 minutos 2 vezes por semana.
Três horas, seis vezes por semana!! Considero isto assassinato da infância, quando não exploração do trabalho infantil.
Uma criança de 14 anos, trabalhar para contribuir com a renda da família, não pode, a lei não permite. Ser submetida a seções de treinamentos exaustivos, isto é permitido.
Pergunto: até as Olimpíadas de 2016 quantas infâncias serão achatadas, ceifadas das muitas crianças brasileiras? Será este o preço da glória olímpica?

Prof. Claudio Marcelo de Almeida.

Um comentário:

  1. - Uma aparente escravidão caso a criança não o faça por prazer.
    Acredito que cada um deve saber escolher por si o que fazer da vida e para este pequenino, aparentemente a escolha já está feita e quando ele for mais velho e optar pela sua vocação, poderá vir a ter sérios problemas.

    ResponderExcluir