terça-feira, 21 de setembro de 2010

Ensaio de um conto: parte 2

Passaram-se algumas aulas o Ântonio Marcos ainda tinha em mente a imagem do menino sorridente na soleira da porta. Ele tinha esperança que o tal garoto tornasse a aparecer, pois quem sabe assim poderia incentivá-lo à prática do judô. Dessa maneira tinha certeza que ajudaria mais uma criança, assim como várias outras daquela comunidade, as quais são seus alunos.
Os praticantes de Judô, são todos alunos da escola pública e moradores de uma comunidade economicamente carente.
Ãntonio Marcos pouco recebe por suas aulas extra classe, mas tem total consciência que ensinando Judô pode contribuir para a vida das crianças. Não que as aulas sejam em objetivos, muito diferentes das aulas de Educação Física, mas no Judô, o que foi ensinado na Educação Física pode ser reforçado e ainda, o que não foi possível ensinar na quadra, talvez seja possível no tatame.
Quanto aos alunos, alguns apresentam um certo potencial para o esporte, mas, uma grande quantidade deles, não tem a menor aptidão esportiva. No entanto, isso não faz diferença para o professor, pois seu maior objetivo é a educação, a contribuição do Judô para a vida dessas crianças.

Prof. MSc. Claudio Marcelo de Almeida

2 comentários:

  1. Vejo que as crianças de hoje têm um campo muito restrito para suas atividades.
    As vezes me coloco no lugar de algumas delas e imagino o quanto é complicado ter que passar um dia inteiro em um apartamento sem ter com quem brincar.
    A fuga está nas atividades escolares, mas também existe uma carga de atividades a ser cumprida.
    Outras de menor poder aquisitivo, são criadas em condições bem menos favoráveis, aprendendo coisas que nem adultos gostariam de fazer.
    O judô, abre um campo social a estas crianças, nele as atividades alcançam níveis de conhecimento, entretenimento, exercício físico, defesa pessoal (não apenas defesa física, mas também intelectual) e também encontram amparo das pessoas que estão a sua volta.
    No caso do garotinho, ele teve a visão de um mundo que o surpreendeu, com certeza ele guardará isto na memória. Assim são os sonhos, muitas vezes guardados na infância e conquistado através de muita luta.

    ResponderExcluir
  2. Boa noite. Gostaria de saber se posso iniciar nesta arte já com 37 anos de idade. Obrigado.

    ResponderExcluir