sexta-feira, 9 de abril de 2010

Sobre o uso eficiente da energia física

Ao iniciar no Judô, o aprendizado dos fundamentos básicos, que são as técnicas de quedas, as de projeções e as de domínio de solo (imobilizações), tendem a promover desenvolvimento físico do praticante. A execução de tais movimentos exigirá o controle das ações motoras, para adequadamente realizá-los, o corpo terá que estar em uma certa posição, exigindo uma série de contrações e relaxamentos musculares, além da coordenação de diversos grupos musculares, assim como o equilíbrio corporal e noção de tempo e espaço. Praticar Judô não se trata de realizar movimentos ininterruptamente, a bel prazer, trata-se de realizar uma série de movimentos, que, coordenados levam a fins específicos, os quais sejam, a execução correta de uma queda, a projeção de um oponente ou ainda, o domínio dele no solo. Desta forma, no Judô, as ações motoras são realizadas sempre almejando algum objetivo, além da simples execução do movimento, é o que Kano conceituou como sendo a busca da máxima eficiência da energia física (SEIRYOKU ZENYO).
Prof. Claudio Marcelo de Almeida

5 comentários:

  1. Perfeito o conceito de máxima eficiência da energia física, inclusive percebo que para uma queda perfeita é extremamente necessário a aplicação do mesmo. Gostaria que o Prof Cláudio postasse algo sobre a preparação, execução e finalização da técnica conforme comentado na semana passado em treino de nage-no-kata.

    ResponderExcluir
  2. Interessante este assunto, sou um pequeno aprendiz na arte e as vezes me vejo em meio a pessoas com um conhecimento bastante aprofundado na arte.
    Entao eu pergunto, existe alguma atividade ou exercicio que eu possa praticar em academia ou ate mesmo em casa e que ajudem a melhorar a minha coordenaçao motora?

    ResponderExcluir
  3. Oi Dalvino, uma sugestão é o treinamento de "sombra", parecido com o treinamento de linha que fizemos na academia que também não deixa de ser um treino de sombra. Creio que a repetição leva a um movimento mais "extintivo" da técnica e uma outra série de benefícios como equilíbrio e rapidez. A repetição é uma constante pela busca da perfeição.

    ResponderExcluir
  4. Caro Dalvino, o maior segredo é não ter pressa. você levou quantos anos pra conhecer o Judô? Ninguém aprende e aperfeiçoa as técnicas em tão pouco tempo.
    Você está no caminho certo, é só ser acíduo as aulas e o processo de aprendizado ocorrerá.

    ResponderExcluir
  5. Obrigado, para ser sincero, levei 43 anos para começar a praticar.
    E confesso estar surpreso com o resultado.
    Os exercicios apesar de serem exaustivos, também são prazeroso. O Resultado pode ser sentido no dia seguinte.
    Dói...(rs)

    ResponderExcluir