Uma criança entre 8 e 10 anos inicia na prática do Judô. Inicialmente está motivada pelo fato que alguns amigos de sua escola também participam.
Na aula de Judô, o professor logo observa que ela não tem lá muita habilidade para o esporte. No entanto, com muito tato, faz de tudo para quê a criança sinta-se motivada à praticar.
A pergunta é: quais contribuições a prática do Judô poderá realizar para a educação desta criança?
Prof. Claudio
quinta-feira, 1 de julho de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um dicípulo se espelha muito no mestre. Acredito que o esforço do mestre para a conquista desta criança na prática do esporte irá mostrar que alguém estará ao seu lado para conduzi-lo a um caminho de defesa, reflexão e auto-orientação.
ResponderExcluirNo entanto, acredito que em primeiro lugar, antes da prática do esporte, cabe ao professor sentar-se e conversar com o Aluno. Existem interferências externas que agem diretamente na cabeça de uma criança.
Como cita a questão, ela foi motivada pela ação dos amigos, isto mostra que não teve uma opinião própria, este fato possibilita que uma criança seja guiada para o lado certo ou errado da sociedade. Acredito que o Judô, possibilitará a esta criança a tomar uma decisão própria nos próximos desafios da vida.
Com certeza essa criança desenvolvera suas habilidades tendo em vista a confiança que o professor deposita nela motivando-a e ajudando, além de aprender a esperar pelo momento certo de agir e respeitar uma hierarquia, ajundando em sua educação para com os colegas de treino e fora do tatame se estendendo as pessoas de seu convívio. O fato de estar ali, apenas para acompanhar os amigos bem sempre a um motivo que nos leva ao inico de grandes conquistas que nem sempre é o comum a outros que estão na mesma situação.
ResponderExcluir